Descrição Hopi Hari
Hopi Hari: tudo o que você precisa saber sobre o parque temático
Quem procura diversão e aventura pode encontrar tudo isso e muito mais no Hopi Hari, um dos maiores parques de diversão temáticos da América Latina.
Localizado na cidade de Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo, a apenas 15 minutos de Campinas, o parque tem atrações para todas as idades e conta com uma estrutura incrível.
Mas será que vale a pena visitar o Hopi Hari? É justamente sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Por isso, se você está planejando uma visita ao parque, não deixe de ler até o final.
Conhecendo o Hopi Hari
O Hopi Hari é um dos parques de diversão mais famosos e conhecidos do Brasil. Ele fica no interior de São Paulo, a cerca de 30 minutos de carro da capital do estado e a apenas 15 minutos para quem vem de Campinas.
O parque tem uma área total de mais de 760 mil metros quadrados, o que equivale a duas vezes a área do Vaticano.
Por conta disso, a administração do parque o considera como um “país”, visto que tem sua própria bandeira, hino, passaporte, consulado, capital, governante e até mesmo uma língua própria: o “hopês”.
São cinco áreas temáticas distribuídas nessa área gigantesca do parque:
- Kaminda Mundi (logo na entrada do parque);
- Infantasia (área infantil com tema do Looney Tunes);
- Wild West (área temática de velho oeste);
- Misteri (área radical com tema de sítio arqueológico);
- Aribabiba (área que abriga a “capital” do parque e conta com atrações mais radicais).
Ainda dentro do parque estão disponíveis diversos restaurantes, em que os visitantes podem fazer uma parada para um lanche rápido ou mesmo uma refeição completa.
Hoje, o parque recebe diariamente milhares de visitantes e, por isso, é interessante se programar com antecedência para que dê tudo certo na visita.
Apesar de seu histórico ter sido marcado por alguns acidentes e mortes nas atrações, o Hopi Hari tem passado por constantes modernizações de sua estrutura para oferecer mais segurança e confiabilidade aos visitantes.
Por isso, mesmo fora dos períodos mais movimentados do ano, como as férias de julho e de janeiro, o parque permanece recebendo um grande número de visitantes.
Fundação do Hopi Hari
O Hopi Hari foi fundado em 27 de novembro de 1999. Ele foi idealizado para funcionar como um país, contando até mesmo com sua língua própria, falada pelos funcionários e presente em diversos pontos do parque.
Após mais de duas décadas de funcionamento, o parque se mantém vivo e desde 2017 opera sob uma nova gestão, isso após ter aberto falência em 2016.
A nova gestão está focada em transformar o Hopi Hari em um lugar melhor e, por isso, investe pesado na melhoria das atrações e da estrutura do parque, que já registrou um aumento significativo no número de visitantes nos últimos anos.
Estrutura do Hopi Hari
O parque conta atualmente com cerca de 40 atrações para todos os gostos e idades. Além dos brinquedos infantis, há também opções para quem curte algo mais radical, inclusive a única montanha-russa de lançamento do Brasil: a Katapul.
O Hopi Hari também possui um dos teatros mais modernos de todo o Estado de São Paulo: o Theatro di Kaminda, que é o local em que são exibidos os principais espetáculos do parque.
Há ainda cerca de 20 pontos de alimentação, além de diversos banheiros e bebedouros espalhados pela área do parque.
Em sua estrutura, o Hopi Hari ainda conta com um ambulatório e fraldários, além de área para amamentação para as mamães.
Quem vai de carro pode estacionar em uma das mais de 5.000 vagas disponíveis no estacionamento do parque.
Atrações do Hopi Hari
No total, o Hopi Hari conta com cerca de 40 atrações divididas entre suas cinco áreas temáticas. Como são muitas, vamos destacar aqui algumas das mais procuradas pelos visitantes.
Em Kaminda Mundi estão o Theatro di Kaminda e a Giranda Mundi, uma das maiores rodas-gigantes do Brasil.
Na área conhecida como Misteri estão diversas atrações mais radicais e outras familiares, como a Montezum (maior montanha-russa de madeira da América Latina) e Vurang, que é uma montanha-russa dentro de uma pirâmide e que percorre a maior parte do seu trajeto no escuro.
Já em Infantasia estão localizadas as atrações voltadas para o público infantil. Além dos brinquedos, a área ainda conta com um teatro e temática dos Looney Tunes.
Aribabiba fica localizada ao lado de Misteri e conta com o tema dos heróis da Liga da Justiça. Nessa área ficam diversas atrações radicais, familiares e infantis, como o Vambatê (carro bate-bate) e Katapul, uma montanha russa de lançamento que atinge até 85 km/h em apenas três segundos.
Por fim, em Wild West, o visitante encontrará diversas atrações para todos os públicos, inclusive o Evolution, um dos brinquedos mais procurados do parque e o Rio Bravo, uma atração em que o visitante percorre cerca de 600 metros em um rio com cachoeiras e corredeiras.
Vale lembrar que o passaporte para o Hopi Hari inclui a maioria das atrações presentes no parque, mas existem algumas que podem ser cobradas separadamente.
Quanto custa o ingresso do Hopi Hari?
Para quem compra os ingressos com antecedência pelo site, o Hopi Hari oferece descontos e um preço mais acessível.
Atualmente, um ingresso pelo site custa cerca de R$ 129,90 e inclui a atração “Hora do Horror”. Além disso, é possível dividir o valor dos ingressos em até 6 vezes no cartão de crédito.
Já quem opta por adquirir o ingresso na entrada do parque pode pagar um valor um pouco mais alto.
Como ser VIP no Hopi Hari
Recentemente, o Hopi Hari lançou o Vip Pass, que é uma espécie de “fura-fila do bem” para os visitantes.
Com ele, o visitante ganha uma credencial de VIP e pode acessar filas exclusivas para as atrações e, com isso, fica menos tempo nas filas.
Para ter acesso ao Vip Pass é preciso adquirir a credencial na entrada do parque. No entanto, é preciso ser rápido, pois somente 10% dos visitantes do dia podem ser VIPs.
O Hopi Hari é seguro?
Ao longo de seus anos de operação, o Hopi Hari infelizmente acumulou alguns acidentes e relatos de pessoas que se feriram nos brinquedos, seja por falta de manutenção ou mesmo de cuidado por parte dos funcionários.
A nova gestão do parque, preocupada em mudar essa imagem ruim do passado, tem investido pesado na manutenção das atrações e na melhoria da estrutura do parque, de modo a evitar que problemas como esse voltem a acontecer.
Por conta disso, podemos dizer que é sim seguro visitar o Hopi Hari atualmente.
Como chegar ao Hopi Hari
O Hopi Hari está localizado no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, uma das mais conhecidas de São Paulo.
Quem vem da capital paulista pode vir pela rodovia e levará entre 30 e 40 minutos para chegar até o parque.
Já quem sai de Campinas levará cerca de 15 minutos para chegar até o parque.
Atualmente o parque funciona de quinta-feira até domingo, além de feriados. É recomendado consultar os horários de funcionamento no site do parque para programar a visita.
Conclusão: ir ao Hopi Hari vale a pena?
Como você viu até aqui, o Hopi Hari continua sendo uma excelente opção de entretenimento para famílias, jovens e adultos até os tempos atuais e, por isso, podemos dizer que vale muito a pena a experiência de visitá-lo pelo menos uma vez na vida.
Ah, e não se esqueça de levar um óculos de sol e bastante protetor solar em sua visita, pois o parque fica em uma região bastante agraciada pelo sol. Tênis confortáveis e roupas leves também são recomendados.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre o Hopi Hari? Quer nos contar sua experiência após visitar o parque? Então aproveite e deixe seu comentário no final deste post.