Dia do Cliente: o que é e como aproveitar essa data

O Dia do Cliente é uma data que tem se mostrado cada vez mais importante para o comércio brasileiro. Trata-se de um dia escolhido para homenagear exatamente quem faz as empresas existirem: o cliente.

Comemorado tradicionalmente em setembro, essa data ganhou mais relevância após a criação da chamada “Semana do Brasil”, período em que diversos lojistas realizam ofertas especiais, sendo quase um esquenta para a Black Friday, que ocorre em novembro.

Mas você sabe como aproveitar o Dia do Cliente da maneira certa? O que esperar dessa data? A resposta para essas e muitas outras perguntas serão trazidas a partir de agora.

Por isso, se você deseja saber mais sobre o que é o Dia do Cliente e como aproveitá-lo da melhor forma, não deixe de ler este post até o final.

Quando é o Dia do Cliente?

A comemoração oficial do Dia do Cliente ocorre em todo dia 15 de setembro. O principal objetivo dessa data comemorativa é aquecer o comércio e estreitar as relações entre os lojistas e os consumidores, auxiliando na fidelização desses clientes.

Durante o Dia do Cliente, as lojas realizam uma série de ações especiais, seja oferecendo descontos em produtos, realizando sorteios ou mesmo distribuindo brindes para as pessoas que compram ou visitam as lojas.

A ideia é mostrar para os clientes o quanto são importantes por meio de homenagens, que têm por objetivo fidelizar esse público, bem como garantir um aumento nas vendas durante o mês de setembro, que não possui datas comemorativas relevantes para o comércio.

Qual a origem do Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi uma invenção do empresário gaúcho João Carlos Rego. Criado ainda em 2003, essa data foi pensada para enaltecer o relacionamento que existe entre os consumidores e os lojistas, permitindo o desenvolvimento de laços de fidelidade entre essas partes.

Inicialmente, o Dia do Cliente se tornou oficial somente no Rio Grande do Sul, mas aos poucos foi conquistando espaço no território brasileiro. Atualmente, a maioria dos estados brasileiros, além de dezenas de municípios já reconhecem essa data comemorativa em seus calendários oficiais.

Dia do Cliente e Dia do Consumidor são a mesma coisa?

Essa é uma confusão bastante comum, visto que “cliente” e “consumidor” são termos sinônimos, mas são datas diferentes e com significados bem distintos.

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março e é uma data voltada para a defesa dos direitos e interesses do consumidor, sem necessariamente um apelo comercial.

Já o Dia do Cliente, por sua vez, tem o objetivo de homenagear o público consumidor e aquecer o mercado, sendo uma data com um viés mais promocional.

Dicas para aproveitar o Dia do Cliente

Uma das principais ideias do Dia do Cliente é aumentar a movimentação do comércio durante o mês de setembro, época tradicionalmente fraca para o setor dada a ausência de datas comemorativas.

Por isso, quem está pensando em adquirir algum produto ou serviço perto do meio de setembro deve ficar atento às promoções e ofertas especiais que muitos lojistas criam justamente em virtude do Dia do Cliente.

Confira, a seguir, algumas dicas para aproveitar melhor essa data e tudo o que ela pode oferecer.

Desfrute dos descontos

O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir produtos ou serviços com preços reduzidos. Além dos descontos, muitos lojistas também fazem ofertas com frete grátis ou as famosas promoções como “pague 1, leve 2”.

Participe dos sorteios e use cupons de descontos

Uma ação bastante comum entre os lojistas no Dia do Cliente é a realização de sorteios de prêmios e brindes. Assim, a dica aqui é ter atenção para não ficar de fora desses sorteios, pois muitas lojas distribuem prêmios incríveis como viagens, experiências ou cupons de desconto. Falando nisso, você já viu os cupons de descontos da Cuponeria?

Aproveite as amostras grátis

No Dia do Cliente, muitas empresas aproveitam para distribuir amostras e brindes de seus produtos para o público, como uma forma de permitir que essas pessoas conheçam o produto e, com isso, possam se tornar clientes futuramente.

Como as lojas podem se preparar para o Dia do Cliente?

Quem faz o Dia do Cliente acontecer de forma efetiva são os lojistas. Por conta disso, é importante que os comerciantes busquem formas de aproveitar essa data.

Nesse sentido, separamos algumas dicas do que as lojas podem fazer para celebrar o momento e gerar mais engajamento com o público. Confira!

Crie uma campanha especial para esse dia

No Dia do Cliente, é importante que os consumidores se sintam especiais e queridos por suas lojas preferidas. Dessa forma, uma maneira de estreitar ainda mais esses laços é criando uma campanha exclusiva para esse dia.

Assim, as lojas podem se utilizar de ferramentas como o e-mail marketing e as redes sociais para enviar ofertas de produtos mais adequados a cada tipo de público, além de cupons de desconto especiais para ser usados no dia 15 de setembro.

Com esse tipo de atitude, o público se sentirá mais acolhido pela marca e, consequentemente, aumenta a chance de que as pessoas façam alguma compra nesse dia.

Aproveite para promover um concurso

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para que as lojas promovam concursos e gincanas para aumentar seu engajamento junto ao público.

Nesse sentido, uma ótima ideia é pedir para que os clientes escrevam uma frase ou gravem vídeos com o tema Dia do Cliente associado à marca e compartilhem nas redes sociais.

Atrelado a essa estratégia pode estar a distribuição de brindes ou a concessão de um prêmio para a frase ou vídeo mais votado ou curtido nesse concurso.

Faça lançamento de produtos

Quem está prestes a lançar um produto novo no mercado pode aproveitar a oportunidade gerada pelo Dia do Cliente para fazer isso e obter mais sucesso nesse lançamento.

Por se tratar de uma data em que o público está em busca de novidades e ofertas, haverá uma maior visibilidade tanto nas lojas físicas quanto virtuais, o que pode ser uma ótima forma de mostrar esse produto novo ao maior número de pessoas possível.

E você, o que achou dessas dicas? Pronto(a) para aproveitar o Dia do Cliente? Então comece a se programar desde já e use as ofertas e vantagens desse dia a seu favor!