Coronavírus: O que sua empresa pode fazer durante o período de crise

Coronavírus: O que sua empresa pode fazer durante o período de crise

Nos últimos meses, a atenção do mundo todo foi direcionada para o coronavírus. Esse é o nome que representa uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias e outras doenças. A doença, que é causada pelo novo coronavírus, foi descoberta em dezembro do ano passado, na China, e já afetou mais de 160 países até o momento.

Pelo fato de sua transmissão ocorrer pelo ar, por contato ou superfícies não higienizadas, a doença se espalhou pelo mundo e nas últimas semanas chegou ao Brasil. Para evitar que o número de infectados cresça ainda mais, empresas, instituições e governos adotaram novas medidas para que a pandemia seja controlada e o número de casos não cresça como em outros países.

Em grandes capitais do Brasil e em algumas cidades das regiões metropolitanas, após o registro de queda no fluxo de pessoas no varejo físico e, de acordo com as recomendações de segurança globais, medidas drásticas foram tomadas para a contenção do novo vírus como: fechamento de shoppings centers e redução total do transporte público de forma gradativa até o final do mês.

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Foto por Jardiel Carvalho/Folhapress

A economia e os empresários já sentem o impacto negativo que o país sofrerá nos próximos meses com o fechamento temporário e a queda nas vendas. Mas, o que a sua empresa pode fazer durante esse período para que o efeito econômico seja o menor possível?

Como reduzir os impactos durante o período de crise

Embora o momento seja de euforia e incertezas, é preciso ter ordem e planejamento para avaliar todos os cenários possíveis. Comece essa organização com o dimensionamento do tamanho real do problema e elabore duas situações: qual a situação mais positiva e a mais pessimista que pode ocorrer? Assim, o seu negócio estará preparado para qualquer um dos cenários nos próximos meses.

Quer ajuda para adaptar ou divulgar o seu negócio durante esses tempos? Conte com a gente! Preencha o formulário nesta página e nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível.

Como o cenário econômico está em mudança constante, você precisa preparar mais de uma opção disponível para aplicação. E, ainda assim, pode ser que você revise essas sugestões já no dia seguinte, com tamanha rapidez que as mudanças estão ocorrendo.

Após realizar esse reconhecimento dos problemas possíveis, verifique quais são as alternativas. Alguns exemplos são:

  • Se o seu restaurante precisou encerrar o atendimento presencial, você pode direcionar todos os esforços para o delivery;
  • Em caso de agência de viagens, ofereça a remarcação de viagens em datas flexíveis com algum benefício para o cliente, como um passeio extra;
  • Se você oferece um curso presencial, pode disponibilizá-lo em alguma plataforma online para não perder os alunos matriculados.

Com a ação no momento atual, é possível utilizar a quarentena — onde muitas empresas estão com as atividades suspensas ou as equipes estão com demandas menores — para planejar o futuro após a crise.

Quem sabe esse não é o momento para surgir uma nova ideia que colocará a sua empresa na frente do mercado quando muitas ainda estiverem em recuperação? Aproveite algumas horas a mais livres no dia e faça planejamentos a médio/longo prazo. Ao ter esse olhar moderno e para o futuro, descubra o que o seu público atual ou potencial deseja e procura nesse momento em que grande parte da população está em casa.

O que os consumidores mais procuram e como se comportam

Com a quarentena e áreas de isolamento, o acesso e consumo online já tiveram um aumento registrado. As categorias de perfumaria, alimentação e, principalmente limpeza, registraram as maiores buscas no início de março em comparação ao mês de janeiro, segundo dados internos do Google.

Até a metade do mês de março, as categorias de varejo tiveram um aumento de 5% em comparação ao mesmo período das pesquisas no Google. A categoria de limpeza, que diz respeito ao álcool em gel e higienização em geral, registrou uma média de buscas 30% maior do que o período anterior.

Como muitas pessoas estão em casa no modelo de trabalho home office, há mais tempo disponível para as interações familiares. A busca por brinquedos, fones de ouvido e aluguel de notebooks, visto que muitas empresas passaram a praticar esse modelo de trabalho somente agora, aumentou na última semana.

A Cielo registrou um aumento em território nacional no faturamento de mais de 20% em drogarias, farmácias, supermercados e hipermercados na metade do mês de março em comparação ao mesmo período de fevereiro.

Além disso, com o medo de que falte alimentos nos mercados, muitas pessoas buscam notícias e quais alimentos podem ajudar no reforço da imunidade. Embora seja um momento de reclusão, muitas pessoas ainda trabalham e desejam um momento de lazer em casa, seja uma comida especial ou algum filme. O consumo não parou!


O que as grandes empresas estão fazendo

São poucas as empresas que têm um setor destinado para a gestão de crises. Grandes empresas, de diversos segmentos e em conjunto com esses setores, realizaram ações que se tornaram cases de sucesso.


Antes de pensar em qualquer ação, lembre-se de colocar em primeiro lugar a segurança dos seus colaboradores e clientes. E, embora todo mundo esteja falando sobre o assunto, tenha cuidado com o seu posicionamento: nem tudo precisa ser dito o tempo todo.

Conheça as principais ações que estão ocorrendo em diversos lugares do mundo e anote as inspirações:

Uber Eats Portugal

Com o aumento de casos em Portugal, o Uber Eats não cobrará taxa de entrega em todos pedidos — seja para almoço, lanche da tarde ou janta — até o dia 03 de abril. Os usuários precisam inserir o código TAXAGRATIS para que a promoção seja válida.

Quem desejar receber o seu pedido com dose extra de segurança, há a opção de entrega sem contato físico, onde o entregador deixa o pedido na porta do usuário.

Airbnb

airbnb logo

Muitas pessoas agendam a viagem meses antes das férias acontecerem. Como auxílio aos hóspedes, o Airbnb flexibilizou as políticas de reserva e os hóspedes que desejarem cancelar a reserva, terão a taxa de cancelamento reembolsada para utilização no futuro. O Airbnb também manteve o poder dos anfitriões e aqueles que utilizarem os métodos mais flexíveis terão mais visibilidade na plataforma.

Udemy

A Udemy é uma das maiores plataformas de curso online e, para ajudar os estudantes que estão com as aulas paralisadas ou profissionais que desejam conhecer novas técnicas, 40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia foram liberados.

Renner

Com o compromisso pela saúde dos colaboradores, a Renner anunciou o fechamento temporário de todas as lojas físicas do Brasil, Uruguai e Argentina. Ainda assim, se você pretende comprar alguma roupa nova no e-commerce ou precise entrar em contato com a equipe, eles mantém a operação em número reduzido de colaboradores.

Pão de Açúcar

pao de açucar

Como os idosos são o grupo de risco mais afetado pelo vírus, as lojas Pão de Açúcar ganharam um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos. O público pode aproveitar todas as ofertas das 6h às 7h com reforços na higienização de cestos, carrinhos e demais pontos de contato.

Muitas empresas podem criar redes colaborativas com as melhores habilidades para que todos superem este momento. Amigos, parceiros e colaboradores também podem ajudar!


Como a Cuponeria pode ajudar o seu negócio

Se a gestão de crise é algo que somente as grandes empresas conseguem realizar, nós podemos ajudar o seu negócio com a expertise de mercado e técnicas que atraiam um público qualificado.

mulher segurando celular com app da cuponeria

Como exemplo, muitos países já registraram aumento nas entregas e deliverys, além de estabelecimentos que mantém apenas essa opção de funcionamento. Até os pequenos mercados conseguem continuar a operação com entregas a domicílio. Algumas lojas da Europa e do Brasil estão fechadas para a circulação de pessoas, mas você pode fazer o seu pedido online e retirá-lo na porta da loja.

Porém, com o alto volume de informações e posts nas redes sociais durante os últimos dias, é provável que as suas publicações e ações desapareçam ou não tenham o alcance desejado. Por isso, é importante saber que você pode contar conosco! Já possuímos uma grande audiência formada com mais de 17 milhões de usuários no alcance mensal para reforçar a sua mensagem.

usando cupom da cuponeria

Com diversas pessoas que trabalham ou estão em casa, o acesso à internet aumentou nos últimos dias e pelo fato de estarmos em uma crise, é natural que os gastos sejam contidos. Por isso, divulgar o seu cupom de desconto e as melhores ofertas online podem ser uma opção que gerará receita e fidelização dos consumidores.

Se a sua área de atuação já é no e-commerce, como jogos e cursos online, este é o momento para você criar uma oferta imperdível e divulgá-la para reter ou atrair novos clientes. E nós ajudamos a colocá-la em prática!

Ficou interessado? Preencha o formulário em nossa página que entraremos em contato o mais rápido possível.

Vale ressaltar a preocupação que temos com a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, que estão em modelo de trabalho home office desde segunda-feira como medida de prevenção! Inclusive, fomos destaque no Computerworld sobre o trabalho remoto. Leia a matéria completa.

Proteja-se, lave as mãos com frequência e conte com a nossa ajuda! ?

Referências: G1, Agência de Bolso, Exame, Eco e Google.